Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Você sabe quais são as causas de Dor no Quadril?

A dor no quadril pode estar relacionada a outros problemas nas articulações do próprio quadril ou ao seu redor, como compressão do nervo ciático, bursite, artrite, artrose, infecção, dor lombar, tensão, torsão, reumatismo, tendinite, durante o período da gestação ou por traumas. 

Ela pode começar na coxa ou na virilha e pode ter relação com um problema na coluna, irradiando ainda para outras regiões.

Dados revelam que menos de 50% das pessoas sofrem fratura no quadril e essas lesões podem afetar a qualidade de vida e interferir em atividades cotidianas. Isso porque o quadril é responsável por ligar a coxa e a bacia para sustentar o tronco e os movimentos inferiores.

 

Entenda melhor

Como a dor no quadril pode ser causada por vários fatores, entenda alguns deles:

– Compressão do nervo ciático: essa dor se caracteriza por estar na região do glúteo e irradiar para a perna.

– Bursite: a intensidade da dor costuma ser mais intensa e irradiar para a lateral da coxa, piorando depois de tempo excessivo em pé.

– Artrite: a incidência costuma ser maior em pessoas com idade superior a 60 anos e a dor ocorre com movimentações simples como andar, sentar e outras mobilizações simples.

– Reumatismo: a inflamação e o desgaste progressivo ocorre geralmente em quem tem mais de 50 anos.

– Tendinite: a dor piora com a prática de atividade física e está entre as causas mais comuns, especialmente entre o público feminino.

– Fratura: a dor costuma ser bastante intensa especialmente ao sentar e levantar e surge em decorrência de algum acidente.

– Durante a gestação: tem relação com o efeito da relaxina nos ossos e articulações e gera desconforto em razão de uma má postura.

 

Exercícios podem amenizar as dores

 

A prática de atividade física é recomendada para melhorar e corrigir a postura e reduzir os impactos durante os exercícios, além de amenizar causas congênitas. Com isso, é possível dizer que este seja o remédio mais aconselhável para prevenir as dores, principalmente se estiver alinhado com uma boa alimentação.

Alguns cuidados adicionais também são aconselháveis: fazer alongamentos antes e depois dos exercícios; usar acessórios adequados durante as atividades, especialmente calçados com amortecimento.

 

Dores no quadril são mais frequentes com o passar dos anos

Dentre os casos citados acima, as fraturas estão entre as causas mais frequentes e se tornam mais corriqueiras conforme o passar dos anos e o envelhecimento natural, isso por conta do enfraquecimento natural dos ossos e a maior incidência de quedas e lesões.

 

Quando procurar um médico? 

Sempre ao sentir dor, o aconselhável é procurar um especialista no assunto. Mas, alguns fatores merecem atenção, como por exemplo, as próprias quedas e lesões decorrentes de traumas; se houver deformidade na perna ou sangramento; se a dor persistir após tratamento; se houver febre ou dor súbita e se a dor for nos quadris e nas articulações surgir de maneira repentina, impossibilitando a realização de movimentos diários.

 

Como será a consulta?

O médico faz uma análise clínica geral para identificar os sintomas e a causa da dor, bem como o histórico médico. Exames complementares também podem ser solicitados.

 

Como é o tratamento? 

Como as causas são variadas, é preciso o diagnóstico correto para então iniciar o tratamento adequado. Analgésicos, anti-inflamatórios, repouso, aplicação de pomadas, compressas, fisioterapia podem ser utilizados.