Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Você já ouviu falar em Lesões do Manguito Rotador? Entenda e veja o tratamento

As lesões que atingem as estruturas que desestabilizam o ombro, como tendinite ou rupturas parciais (quando não atinge toda a espessura do tendão) ou totais que ocorrem próximas ao úmero, são denominadas lesões do Manguito ou também síndrome do Manguito.

Essa região é composta por quatro tendões (supra-espinhal, infra-espinhal, subescapular e redondo menor), que são responsáveis por dar mobilidade e estabilidade ao ombro, e quando há uma inflamação, irritação ou impacto que comprometa a região devido ao uso excessivo da articulação ocorrem as lesões.

Fatores mecânicos, ambientais, biológicos, traumáticos ou genéticos podem estar associados ao problema.

 

Sintomas

Quem sente muita dor no ombro ou uma dor que ocorre ao levantar o braço (especialmente na região da frente ou lateral); perda de força ou dificuldade de colocar o braço atrás do corpo, além de inchaço pode estar sofrendo desse tipo de lesão ou síndrome. Se a dor for constante e recorrente, impedindo o sono e limitando os movimentos, aí é preciso realmente procurar um médico especialista, como o ortopedista.

 

Diagnóstico 

O diagnóstico é feito com análise do paciente e um exame físico no ombro. Em caso de alterações, o especialista (ortopedista ou fisioterapeuta) pode solicitar exames adicionais para confirmar ou não a doença (raio x, ultrassom ou ressonância magnética).

 

Causas

Geralmente, pessoas que praticam atividades físicas com movimentos muito repetitivos (goleiros, nadadores e jogadores de basquetebol, por exemplo) estão mais propensos a apresentarem a lesão do manguito, mas ainda não há um consenso ou causa exata do quanto ao surgimento do problema.

Golpes, quedas e desgaste degenerativo (artrite) estão entre as possíveis causas, assim como também trabalhadores que realizam movimentos muito repetitivos e pessoas maduras (com idade superior a 40 anos) que estão sujeitas a desenvolver o problema (estima-se que cerca de 30% das pessoas acima dos 65 anos apresentem a lesão do manguito).

 

Tratamento 

Dependendo do grau e da extensão da lesão, bem como o nível da dor e o quanto os movimentos estão comprometidos, os médicos indicam repouso, compressas geladas e também sessões de fisioterapia, bem como o uso de medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos). Em casos mais extremos, interferência cirúrgica e aí a região fica imobilizada por mais tempo, até ocorrer a reabilitação completa.

Para prevenir o problema, o recomendável é se exercitar regularmente para fortalecer os músculos e evitar movimentos demasiadamente repetitivos seja na atividade física ou no trabalho.

Em caso de algum desconforto na região do ombro, procure a Clínica Ceoot. Temos os melhores especialistas para lhe atender.