Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Veja as principais causas de dor no ombro

A dor costuma ser o primeiro sinal de algo não vai bem no nosso corpo e que pode ser um processo ou consequência de alguma inflamação.

É comum queixas na área dos ombros, principalmente por que eles têm a função de articulação e não de carga e é a região que mais tem movimentação no corpo. Movimentos do dia a dia como escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, trocar de roupa e trabalhar são ações que dependem da flexibilidade dos ombros.

Assim, muitas são as causas de dores no ombro já que os músculos e tendões que compõem a região têm um papel relevante no bom funcionamento dessas articulações e a dor ocorre não somente durante a movimentação, mas também em momentos de repouso. 

Conheça as principais causas de dor no ombro:

– Desgaste natural por conta da idade (envelhecimento biológico). Com o passar dos anos há um enfraquecimento da musculatura e um desgaste gradual e com isso as dores no ombro podem surgir.

– Movimentos repetitivos nas atividades físicas ou para quem é atleta de alto rendimento, que exige um trabalho excessivo com movimentos de lançamento (beisebol, tênis, natação).

– Rotinas de trabalho braçais que tem movimentos repetitivos e ausência de alongamento, principalmente quem trabalha em escritório ou que fica muito tempo em uma mesma posição, repetindo os mesmos movimentos.

– Traumas (seja ele direto na região) ou quedas (indireto), golpes (durante a prática esportiva), fraturas de ossos, deslocamento ou luxações no ombro quando o osso do úmero desencaixa da articulação.

– Artrite (doença inflamatória da articulação relacionada a lesões, que estreita as articulações e ocasiona perda da cartilagem que protege a região).

– Bursite (inflamação da Bursa, glândula responsável por facilitar o deslizamento dos tendões durante os movimentos).

– Osteoartrite (caracterizada por processo degenerativo das cartilagens seguido por alterações das estruturas ósseas).

– Capsulite (processo de inflamação aguda na cápsula articular, também conhecida como Síndrome do Ombro Congelado).

– Tensão Muscular (posturas erradas devido ao stress cotidiano).

– Tendinite (inflamação aguda em um ou mais tendões).

– Tenossinovite (inflamação aguda do tendão).

– Tumores podem ocorrer em qualquer área do corpo, incluindo os ombros. Nesse caso a dor pode vir acompanhada de inchaço e enfraquecimento dos ossos.

 

Outras causas

As causas citadas acima são as principais, mas há casos também em que a dor no ombro ocorre indicando: necrose avascular (perda temporária ou permanente de irrigação de sangue nos ossos); radiculopatia (comprometimento de um ou mais nervos); ataque cardíaco ou infarto (é mais comum dor no peito, mas ocorre dor no ombro por irradiação); entorses e distensões (lesões no ligamento); polimialgia reumática (inflamação profunda que causa rigidez e dor no pescoço); síndrome do desfiladeiro torácico (compressão dos nervos ou vaso sanguíneos).

 

Tratamento

Como a dor no ombro pode ter várias origens, o tratamento também varia de acordo com o problema, a intensidade da dor e o quanto está afetando o paciente.

Após investigação e diagnóstico, o tratamento pode ser mais leve apenas com relaxamento da musculatura e exercícios físicos, compressas; mais convencional com o uso dos medicamentos (anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, educação postural, repouso, gelo); e em casos mais graves pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica.

Importante é sempre procurar um médico quando ocorrer algum problema de saúde e evitar a automedicação. Conte com a Ceoot para o correto diagnóstico e tratamento!