Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Tendinite e bursite no ombro causam muita dor

A tendinite é uma inflação do tendão e a bursite atinge a bursa (bolsa sinovial). Ambos podem ocorrer no ombro e costumam causar muita dor e desequilíbrio na região.

A Bursa é um saco membranoso que é revestido de líquido com amortecimento no atrito entre os músculos, tendões e ossos ao redor das articulações. Mais de 160 bursas estão localizadas no corpo humano. 

Os tendões são estruturas fibrosas que têm como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos e assim gerar a força necessária para determinar os movimentos do corpo.

Ambos os problemas ocorrem por lesões de esforços repetitivos (LER), que geralmente são provocados por sobrecarga, traumas ou excesso de movimentos, como nos esportes. Outros fatores comuns incluem dores fortes na área afetada.

Se não forem devidamente tratados, a inflamação progride para lesões ou roturas nos tendões do manguito rotador.

A tendinite costuma ser uma inflamação inicial que pode levar a bursite, considerada portanto uma inflamação secundária.

 

Sintomas

Os principais sintomas são dor e fraqueza em caso de elevação do braço para pegar algum objeto em local mais alto, por exemplo. Atletas que fazem movimentações de arremesso ou elevação forçada do braço são afetados, especialmente nas modalidades: tênis, vôlei, handebol, natação e musculação.

No caso específico do ombro, as dores são pontuais, mas podem irradiar para o braço até o cotovelo. Pode ocorrer ainda um aumento de temperatura local e até vermelhidão na pele.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por um especialista e começa com exame físico de acordo com as queixas do paciente e avaliação de movimentos e força muscular. Exames complementares de imagem como radiografias, ultrassom e ressonância magnética também podem ser solicitados para auxiliar e complementar o diagnóstico.

 

Dicas para amenizar a dor 

Se já tiver o diagnóstico, mas ainda não iniciou o tratamento, o que pode ajudar a diminuir a dor são compressas com gelo no local, vale ressaltar que esta medida é apenas paliativa e não um tratamento em sim.

 

Tratamento

O tratamento é realizado com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia. O ideal é procurar um profissional especialista no assunto. A medicação e a fisioterapia costumam resolver. Há ainda o procedimento de infiltração que também pode trazer benefícios. 

É importante ter o diagnóstico correto, porque os sintomas são parecidos, mas os tratamentos fisioterápicos são em aparelhos diferentes, incluindo posições e frequências diferentes.

Entre em contato com a Ceoot e consulte um dos nossos especialistas.