Celular faz mal para os olhos?
Uma pergunta que muita...
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.
A dor nas costas nem sempre é sintoma de uma doença. Algumas causas comuns são o desgaste excessivo, como na prática de exercícios ou no levantamento de peso em excesso, a permanência na posição sentada ou deitada por períodos prolongados, dormir em uma posição desconfortável ou o uso de uma mochila mal ajustada (sobre mochilas temos um artigo sobre o peso ideal e como comprar uma boa mochila que vale a pena conferir!).
A dor nas costas pode ser algo simples ou grave, mas que afeta em torno de 80% das pessoas. As principais causas da dor nas costas podem incluir problemas de coluna e outras doenças, por isso é muito importante a ida ao médico ao sentir os primeiros sintomas para fazer a checagem e investigação da causa da dor.
Na maior parte das vezes a dor é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de peso em excesso ou má postura, e pode ser solucionada com medidas simples como compressas quentes e alongamentos e exercícios bem orientados.
A origem da dor nas costas pode estar na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Ela também pode ter origem em outros órgãos e se irradiar para as costas, como cólica renal ou ovariana, infecções, infarto do miocárdio, pneumonia e outros problemas.
As diversas causas Da Dor Nas Costas:
As dores nas costas podem ser causada pela obesidade, sedentarismo, má postura, Artrite, Artrose, sapatos sem suporte, gravidez, estresse emocional, dormir de mau jeito, constipação, exercícios fícos praticados de maneira errada, Hérnia de Disco, problema no nervo ciático, lombalgia, dorsalgia, lordose, escoliose e cifose, Estenose Espinhal, Aneurisma na aorta, Infecções dos ossos da coluna vertebral como por exemplo a osteomielite e até mesmo possíveis quedas ou fraturas.
Fique atento para problemas intra-abdominais, que também podem causar dor por irradiação nas costas como por exemplo:
O Cálculo renal, Apendicite, Pedra na vesícula, Endometriose, Câncer de ovário, Cistos ovarianos, Torção testicular.
Tratamento E Prevenção
O tratamento para dor nas costas vai depender da causa do problema, e só poderá ser iniciado após o diagnóstico dado pelo médico.
No entanto, conforme abordado no texto sobre peso de mochilas, algumas atitudes simples podem ajudar a prevenir as dores nas costas, como:
Não carregar objetos muito pesados, evite ficar em pé por longos períodos de tempo. Se for necessário para o seu trabalho, veja a possibilidade de utilizar um banquinho e alternar o apoio dos pés e pernas sobre ele. Não abuse do salto alto. No trabalho, especialmente se estiver usando um computador, certifique-se de se sentar com as costas retas. Use um banquinho embaixo de seus pés, de modo que seus joelhos não fiquem mais altos ou baixos que seus quadris formando um ângulo de noventa graus com as pernas.
Se você for dirigir uma longa distância, a cada duas horas pare, desça, se alongue e ande por três a cinco minutos antes de seguir viagem. É importante também levar o seu banco do carro o mais à frente possível, para evitar flexão.
Outra ação corriqueira que ajuda a evitar as dores nas costas é a prática regular de atividade física, quando bem praticada. O exercício é importante para a prevenção de dores nas costas no futuro.
O Que Fazer Para Aliviar A Dor?
Além do tratamento indicado pelo médico, é possível aliviar a dor nas costas com algumas atitudes simples:
Repouso, compressas mornas sob o local da dor (por pelo menos 15 minutos ao dia). Exercícios de Pilates são recomendados porque traz o equilíbrio corporal e faz trabalho de consciência de seu corpo além de ajudar a fortalecer os músculos das costas e abdominais e pernas, combatendo a causa da dor.
Uma pergunta que muita...
Com relação ao peso...
O Joelho para fazer...
Hoje, muitas pessoas trabalham,...
O glaucoma é uma...
Tendinite é a inflamação...