Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Pé Chato: o que é e como tratar

O Pé Chato também chamado de pé plano é quando há uma redução no arco na planta do pé e o pé encosta totalmente no chão. É como se a estrutura do pé descesse, se achatando e tensionando outras regiões.

Quando a criança nasce, por exemplo, devido ao excesso de gordura, essa curvatura ainda não existe, o que é normal e não demanda nenhum tipo de preocupação dos pais.

De acordo com a SBOP (Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica), é partir dos dois anos de idade que ocorre a formação espontânea do arco. Se entre 8 e 9 anos a criança ainda não tiver essa formação, aí sim é o momento de procurar um especialista.

Dentre as causas para o pé chato estão o histórico na família, malformações ósseas ou até mesmo uma ruptura tendinosa ou hiperfrouxidão ligamentar, além de lesões traumáticas, doenças reumáticas e idade avançada. 

Essa formação do arco plantar é fundamental pois auxilia a amortecer as pressões ao andar, correr e saltar. Com o tempo pode causar dor e formação de calo ósseo, além de desconfortos também nos tornozelos, joelhos e quadris.

Então, ao sentir dor em algum dos pés, procure um ortopedista e no caso das crianças, procure um ortopedista pediátrico.

 

Diagnóstico 

O diagnóstico é feito por um especialista, o ortopedista, por meio de um exame físico, e dependendo da necessidade, exames complementares específicos como raio-x ou ressonância magnética.

 

Como tratar

O tratamento do Pé Chato inclui, dependendo da complexidade, o uso de sapato ou palmilha ortopédica, além de fisioterapia e alguns exercícios como: andar nas pontas dos pés; fazer agachamento com o peso do corpo em apenas um pé; segurar uma bolinha de gude com os dedos do pé e colocar em um recipiente; subir escadas na ponta dos pés; deitar de barriga para cima e manter as plantas dos pés unidas; fazer exercícios de alongamento; perder peso.

Os casos cirúrgicos são indicados apenas quando outros tratamentos não surtem efeito e há intensa dor ou deformidade real constatada.

  

Dicas para formar o Arco naturalmente (crianças)

      – Andar descalço, geralmente na ponta dos pés;

      – Pular e caminhar na areia, grama ou chão de terra;

       – Natação e outros exercícios são recomendados quando há dor;

 

Como amenizar os efeitos do Pé Chato (adultos)

     – Fazer alongamentos regularmente;

      – Usar sapatos confortáveis;

      – Estar dentro da faixa de peso adequado para sua altura, idade e gênero.