Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Olhos vermelhos, o que pode ser?

Olhos vermelhos podem ter várias causas. O olho vermelho pode ser sinal de algumas doenças oculares como conjuntivite, causado por alguma infecção, alergia, até hemorragia.

As conjuntivites virais e bacterianas estão entre as principais causas de olhos vermelhos por ser mais comum de ocorrer (veja nosso texto sobre conjuntivite para entender as causas e o que fazer).

Ficar com os olhos vermelhos pode ser comum e acontecer com certa frequência na sua vida e pode significar desde uma reação natural à mudança de tempo ou até mesmo doenças graves dos olhos.

A vermelhidão nos olhos, geralmente, é resultado da dilatação de vasos sanguíneos conjuntivais. Essa inflamação pode ser uma irritação, infecção ou até um trauma ou presença de corpo estranho (como um cisco, por exemplo) e pode ocorrer em um ou nos dois olhos.

Irritação por conta de ambientes secos ou pelo uso de cremes ou maquiagem, que pode causar alergia, ou mesmo, por cansaço. Essas são as causas mais comuns do olho vermelho.

Caso seja uma irritação, devido a uma conjuntivite, é necessário buscar um médico especialista porque pode ser contagiosa. O risco de contaminação não somente atinge a você por poder passar ao outro olho, mas também as pessoas a sua volta, necessitando repouso e ausência do trabalho, estudo e atividades em grupo…

Quais podem ser as causas da vermelhidão nos olhos?

Vermelhidão nos olhos causada por um cisco ou corpo estranho:

Você está andando tranquilamente na rua e de repente aquela rajada de vento te atinge e parece que trouxe todas as partículas da rua para dentro do seu olho. Ou então, simplesmente um dos seus cílios soltou e caiu bem dentro do seu olho, Desse modo, a entrada do corpo estranho é reconhecida pelo olho e logo vem a irritação e vermelhidão como resposta.

O que fazer?

Nesses casos, lave delicadamente os olhos com água morna (ideal utilizar água filtrada ou ferver a água) para tentar remover o que está incomodando dentro do seu olho. Evite ficar coçando ou esfregando a região tentando tirar a partícula que está incomodando – você pode acabar machucando o olho e causar um problema ainda maior

Alergia à maquiagem ou cremes faciais:

Passe a reparar se seus olhos ficam vermelhos quando você usa determinada maquiagem na região do olho ou creme facial em volta da região ocular. Se isso acontecer, pode ser um sinal de alergia aos produtos de maquiagem que você está usando.

A alergia a algum produto pode ser desenvolvida em qualquer idade, então fique atenta porque mesmo que você já use determinado produto faz tempo, é possível desenvolver reação alérgica depois. E uma dica é sempre usar cremes específicos para rosto e olhos, pois os corporais não foram feitos para a sensibilidade dos olhos.

Alergia ocular:

As pessoas com históricos de rinite, bronquite e sinusite tem a tendência para desenvolver também a alergia ocular. Os principais sintomas são coceira intensa nos olhos e inchaço das pálpebras. Se isso ocorrer e você tem alguma destas outras doenças, é bom procurar um médico especialista em alergia ou oftalmo.

Tosse

Pode parecer bobeira, mas é bem comum acontecer com pessoas que têm fragilidade vascular ter vermelhidão nos olhos quando tossem muito ou com muita intensidade. Isso acontece porque ao tossir ocorre um aumento da pressão venosa que pode provocar uma hemorragia conjuntival. Essa vermelhidão nos olhos pode desaparecer espontaneamente após umas duas semanas passando por estágios entre o vermelho intenso para o amarelo até desaparecer.

Confira algumas doenças oculares e situações que podem deixar o olho vermelho:

Síndrome do olho seco

Deixa os olhos vermelhos e irritados, especialmente no final do dia, ou ainda, depois de horas no computador, celular ou na televisão. Algumas doenças como diabetes, artrite reumatoide e a menopausa cursam com muita frequência com olho seco.

Pancada ou traumatismo nos olhos ou no rosto

Pode provocar uma hemorragia subconjuntival devido à ruptura de pequenos vasos de sangue desta região, deixando uma marca muito vermelha no olho.

Arranhão na córnea

O arranhão na córnea é uma situação muito comum, que pode deixar os olhos vermelhos e irritados. Isto pode acontecer ao ser atacado por um gato ou até mesmo quando entra um cisco no olho, ou como falado anteriormente, um corpo estranho como poeira, pedrinhas pequenas, etc ao caminhar pela rua.

Pancada ou traumatismo nos olhos ou no rosto

Qualquer pancada na face ou na cabeça, como pode acontecer numa queda ou num acidente de trânsito, pode provocar uma hemorragia subconjuntival devido a ruptura de pequenos vasos de sangue desta região deixando uma marca muito vermelha no olho.

O que fazer nestes casos acima:

Compressas frias podem aliviar o desconforto, mas, não é necessário nenhum tratamento específico porque a vermelhidão desaparece sozinha. No entanto, é importante ir ao médico para verificar se existem outras lesões que precisam de tratamento.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular que pode deixar os olhos avermelhados, além de causar também dor de cabeça e dor no fundo do olho. Essa doença deve ser diagnosticada pelo médico, após a realização de exames específicos que medem a pressão ocular. Consulte o texto sobre Glaucoma em nosso site.

Blefarite

É uma inflamação das pálpebras que deixa os olhos vermelhos e irritados, além da presença de pequenas crostas e inchaço na região das pálpebras, que podem dificultar até mesmo a abertura dos olhos ao acordar.

Uveíte

A uveíte, que é a inflamação da úvea, uma parte do olho que é formada pela íris, o corpo ciliar e coróide, que formam a parte de dentro do olho, deixa os olhos muito vermelhos, doloridos e com visão embaçada.

Ceratite

É a inflamação da parte mais externa dos olhos, conhecida como córnea. Além de dor, causa vermelhidão, irritação, sensação de corpo estranho e fotofobia. 

Nos casos de doenças, inflamações, tudo que fugir da normalidade e persistir os sintomas, busque o oftalmologista para tratar adequadamente a situação.