O que é tendinite patelar?

A tendinite que ocorre no joelho (tendinite patelar, joelho de saltador) é uma inflação no tendão da patela do joelho (abaixo da rótula), causando bastante dor na região principalmente ao caminhar ou ao fazer exercício físico.

O tendão patelar é o que faz a ligação entre a rótula e a tíbia e são estruturas fibrosas, grossas e flexíveis que permitem ao corpo gerar a força necessária para executar os movimentos de extensão do joelho.

Normalmente, a doença atinge mais corredores e esportistas das modalidades de futebol, tênis, basquete e atletismo, em decorrência do uso excessivo da musculatura para saltar e correr, mas também pode ocorrer em idosos em razão do desgaste progressivo provocado pelo próprio tempo.

Sintomas

O principal sintoma é dor na região da frente do joelho, e que aumenta quando você salta, corre ou pratica exercícios similares. Com isso, ocorre inchaço na região, dificuldade em mobilidade e sensação de joelho mais rígido quando acordar.

Causas

Dentre as causas mais frequentes para o surgimento da tendinite do joelho está o tipo de calçado utilizado, formas incorretas de fazer exercício, más formações anatômicas (joelho varo, valgo ou dismetria dos membros inferiores), treinamento demasiadamente pesado ou em superfícies rígidas e desequilíbrios musculares.

Graus de Tendinite no Joelho

A tendinite pode ser categorizada em três fases: Grau I ou Primeira Fase (dor leve após a prática de exercícios, mas consegue concluir o treino); Grau II ou Segunda Fase (dor inicial na prática esportiva geralmente em um ponto e inchaço); III ou Terceira Fase (dor antes e durante os exercícios e diminuição do rendimento, processo inflamatório começa ser permanente e irreversível).

Em casos mais graves o terceiro grau evolui ainda mais para uma ruptura parcial ou total do tendão patelar.

Diferença entre tendinopatia, tendinite e tendinose

A tendinopatia é um termo usado para fazer menção à presença de algum problema nos tendões, já a tendinite é uma inflação específica e a tendinose é uma doença crônica (causada por microlesões e espessamento do tendão). Os sintomas são semelhantes, mas o tratamento é bem diferente em cada um dos casos.

Diagnóstico

Para realizar o diagnóstico, o médico costuma realizar um exame clínico, questionar os principais hábitos e histórico familiar, além de solicitar exames complementares de imagem, que podem ser: ultrassonografia e ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento da tendinite ocorre com repouso e compressa gelada. Quando não há melhora no quadro, aconselha-se também realizar algumas sessões de fisioterapia para fortalecer a musculatura, aliviar a dor,  melhorar a movimentação e, às vezes, imobilização do membro afetado.

Um profissional especializado pode lhe ajudar. Conte com a Clínica Ceoot.