Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

O que é impacto femoroacetabular?

Alterações no formato e no funcionamento biomecânico do quadril são chamadas de IFA (Impacto Femoroacetabular). Elas ocorrem quando há contato ou deslizamento irregular entre o fêmur e o acetábulo ou mesmo na cartilagem do revestimento, também conhecido como lesão do labrum, podendo ser classificado em três tipos:

– CAM ou CAME – são alterações entre o colo e a cabeça do fêmur perceptíveis principalmente quando se realiza movimento de flexão e rotação como entrar ou sair do carro, ficar agachado, jovens atletas do sexo másculo têm mais propensão a apresentar a alteração. Nesse caso ocorre a perda da esferecidade da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo, uma espécie de “lombada”ou “calo”.

– PINCER – As lesões nesse caso ocorrem quando o labrum fica aprisionado, sofre escoriações, podendo ficar achatado, sofrer degeneração e formar cistos ou ossificações. Ocorre um excesso de cobertura ou um erro de rotação na pelve.

– MISTOS – é o combinado dos dois tipos anteriores, que por sinal é o tipo mais comum pois uma lesão leva à outra. Esse tipo de alteração corresponde a 80% dos casos.

 

Sintomas

Fisgadas e travamentos costumam ser os primeiros sinais. A dor costuma ser mais intensa durante a prática de atividade física ou repetição excessiva com piora durante movimentos de flexão, adução e rotações. E a patologia é mais comum entre esportistas, corredores e praticantes de atividades que envolvem principalmente flexão e rotação dos quadris.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e também por meio de exames clínicos de imagem (raio x, ultrassonografia, ressonância magnética).

 

Tratamento

O tratamento inicial pode ser com mudança em alguns hábitos que podem ter interferência no problema, além de diminuir a intensidade das atividades. A fisioterapia também ajuda na redução de impacto. Em alguns casos, recomenda-se a cirurgia.