O que é artrose?

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma condição que atinge as articulações do nosso corpo. Ela ocorre quando a cartilagem que protege as extremidades dos ossos começa a se desgastar ao longo do tempo. Esse desgaste pode ser resultado do envelhecimento natural, lesões prévias, sobrecarga nas articulações ou outros fatores.

Artrose na mão: o que é, sintomas e tratamentos

Sintomas: Os sintomas da artrose variam, mas os mais comuns incluem dor nas articulações, rigidez, inchaço e diminuição da flexibilidade. Muitas vezes, a dor piora com o movimento e melhora com o repouso.

A artrose - Dr. Fernandes

Prevenção e Gerenciamento: Embora a artrose seja mais comum em idades avançadas, algumas medidas podem ajudar a prevenir seu desenvolvimento ou a aliviar seus sintomas. Manter um peso saudável reduz a carga sobre as articulações, praticar atividades físicas regulares fortalece os músculos de suporte e adotar uma dieta balanceada contribui para a saúde das articulações.

Atividade física para idosos: conheça as 6 mais indicadas | Blog dr.consulta

Se você suspeita que está sentindo os sintomas da artrose, é essencial buscar ajuda médica. Um ortopedista é o profissional indicado para diagnosticar e recomendar o tratamento adequado, que pode envolver mudanças no estilo de vida, fisioterapia, medicamentos ou, em casos mais graves, cirurgia.