Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Importância da água para a saúde ocular

Sabe aquela história de que os olhos são a janela da alma, então é por eles que muitas doenças se manifestam, sejam problemas relativos à própria visão, como conjuntivite, e até mesmo doenças que se não forem tratadas causam sintomas secundários, podendo levar à cegueira, como hipertensão e diabetes.

É por esse motivo, que se faz necessário um cuidado extra com esses órgãos tão importantes. Por isso, é recomendável que o oftalmologista seja consultado periodicamente, assim como outros médicos de rotina (ginecologista, urologista, cardiologista), devido a fragilidade e complexidade dessa região.

Além disso, uma dica importante para cuidar da saúde ocular é consumir bastante água, pois além de hidratar o corpo como um todo e melhorar o seu funcionamento, a água também é importante para hidratar os olhos, isso mesmo, porque eles precisam das lágrimas e se bem hidratados impedem o atrito entre a córnea e a pálpebra, auxiliando na lubrificação dos olhos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), entre 60 e 80% das cegueiras poderiam ser evitadas, o que não ocorre por falta de informação e de consultas periódicas com o oftalmologista. O atendimento correto e em tempo hábil são imprescindíveis para o tratamento e evitar que de várias doenças piorem.

Soma-se a isso, cuidados simples que só dependem de nós e que também devem ser feitos, como a hidratação do corpo e dos olhos com o consumo diário e em boa quantidade de água.

O Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorado em 10 de julho e Dia Mundial da Visão é celebrado em 12 de outubro. Essas datas têm como propósito conscientizar e esclarecer a população sobre a importância da saúde ocular.

 

Visitas periódicas ao Oftalmologista

É no exame periódico com um especialista em oftalmologia que muitas doenças podem ser detectadas, justamente por serem silenciosas. O Glaucoma e outras degenerações são alguns exemplos. Em média e se for apenas consulta preventiva, aconselha-se ao menos uma visita ao ano. Já a primeira consulta, de acordo com a SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), deve ocorrer quando a criança tem entre 3 e 4 anos.

 

Números

Segundo números divulgados no último Censo Oftalmológico realizado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) há no Brasil mais de 33 mil crianças com cegueira e 2,5 milhões de pessoas com doenças da visão que poderiam ter sido evitadas.