Celular faz mal para os olhos?
Uma pergunta que muita...
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.
A coluna é feita de vértebras e entre essas estruturas há anéis de material cartilaginoso e elástico (discos intervertebrais) que são como tecidos que tem por objetivo evitar o atrito entre uma vértebra e outra para amortecer impactos.
Nesses discos há um centro macio e um revestimento rígido que cria uma junta entre os ossos da coluna, permitindo que ela tenha mais mobilidade.
Quando esse revestimento se rompe e o centro líquido ou parte dele passa pela abertura, fazendo com que o disco saia de sua posição normal, invada e comprima a região vertebral, causado pelo seu desgaste com o tempo ou uso repetitivo, é o que chamamos de hérnia de disco em sua nomenclatura mais popular, mas também conhecido por hérnia cervical.
O problema é mais comum na região da lombar (especialmente os últimos níveis e o sacro) e da cervical, já que são áreas mais expostas à movimentação do dia a dia e que naturalmente suportam maior carga.
Como identificar se tenho hérnia de disco?
Tenha atenção a alguns sintomas que podem indicar a doença, como dor leve, moderada ou aguda na região das costas, lombar, nervo ciático; dor nos braços, mãos e ombros (no caso da hérnia surgir no pescoço); formigamento e fraqueza nos músculos; dor na coluna; dor na perna e na coxa (que ocorre por irradiamento da lesão); sensação de rasgo ou estalo na coluna.
No caso de sentir um desses sintomas procure um médico ortopedista e ele fará o diagnóstico com um exame físico completo, exame neurológico para testar os reflexos e se necessário pedir exames auxiliares, como raio-x, tomografia e ressonância magnética, que podem detectar o tamanho da lesão.
A incidência da doença é maior entre pessoas na faixa etária de 30 a 50 anos e também após essa faixa, já que 30% da população apresenta algum problema na coluna, especialmente após os 50 anos. O que indica que o envelhecimento e o desgaste da coluna são fatores de risco, já que com o passar dos anos os discos vão sendo sobrecarregados.
Excessos com atividades físicas muito intensas e sem o devido preparo e movimentos repetitivos demais, excesso de peso, além de traumas nas costas e ficar por muito tempo sentado, também podem colocar a coluna em risco e resultar em uma hérnia de disco.
Recomendações e prevenção
Sempre é bom manter hábitos saudáveis, especialmente a prática de atividade física e alongamento. Evite atividades que causem muito impacto ou não são compatíveis com a sua faixa etária.
Comece aos poucos e vá conquistando novos níveis e aumento de peso e intensidade nas atividades de maneira gradual. De qualquer modo, fuja do sedentarismo, fazer exercícios físicos é bom não só para a coluna, mas para o corpo e a mente como um todo.
Outros excessos incluindo consumo de drogas, bebidas alcoólica e cigarro em demasia, assim como carregar muito peso diariamente também podem contribuir para problemas futuros na região da coluna.
No dia a dia procure sempre manter uma boa postura corporal, esteja sentado ou em pé.
A hérnia de disco também tem maior incidência em quem já tem predisposição genética, então é importante saber se no seu histórico familiar há ou já teve alguém com problema semelhante.
Muitos casos de hérnia de disco também são silenciosos, muitas pessoas têm o problema e não sentem dor ou o problema se resolve com ou sem tratamento dentro de alguns meses. Mas em situações que você perceber uma mudança repentina causada por dor ou algum desconforto não hesite em procurar um médico.
Tratamento
A maioria dos casos pode ser tratado com a recomendação de atividade física, mudanças posturais e sessões de fisioterapia, além de repouso e remédios para tratamento da dor como anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos. Caso o quadro não seja controlado, haverá necessidade de cirurgia e retirada da hérnia.
Uma pergunta que muita...
Com relação ao peso...
O Joelho para fazer...
Hoje, muitas pessoas trabalham,...
O glaucoma é uma...
Tendinite é a inflamação...