Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Entenda de uma vez por todas: O que causa acne?

Qual é a causa da acne?

A acne é causada pela combinação de fatores, incluindo o aumento da produção de óleo na pele, obstrução dos poros, crescimento bacteriano e inflamação.

Normalmente, a acne se desenvolve quando os folículos capilares na pele ficam obstruídos com excesso de sebo e células mortas da pele. Isso cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias, especialmente Propionibacterium acnes (P. acnes), que podem causar inflamação e vermelhidão.

Alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento da acne incluem:

  • Alterações hormonais durante a adolescência, gravidez ou menopausa;
  • Uso de certos medicamentos, como corticoides, contraceptivos orais e alguns antidepressivos;
  • Produtos de cuidados com a pele oleosos ou comedogênicos;
  • Estresse;
  • Exposição a poluição e sujeira;
  • Genética.

 

Como evitar o aparecimento de acne?

  1. Mantenha a pele limpa: Lave o rosto ao menos uma vez ao dia com um limpador suave para remover a sujeira e o excesso de óleo da pele. Evite esfregar o rosto com força, pois isso pode irritar a pele e piorar a acne.
  2. Use produtos adequados: Use produtos de cuidados com a pele que não obstruam os poros, chamados de não comedogênicos. Evite produtos que contenham óleo ou fragrâncias, pois eles podem irritar a pele.
  3. Hidrate a pele: Hidrate a pele diariamente com um hidratante livre de óleo. Isso ajudará a manter a pele saudável e hidratada sem obstruir os poros.
  4. Proteja a pele do sol: Use protetor solar com FPS 30 ou superior todos os dias para proteger a pele dos raios UV prejudiciais e evitar queimaduras solares que podem irritar a pele.
  5. Evite tocar o rosto: As mãos estão cheias de bactérias e sujeira, portanto, evite tocar o rosto com as mãos, especialmente quando não estiverem limpas.
  6. Cuide da alimentação: A dieta pode afetar a saúde da pele. Evite alimentos com alto teor de açúcar e carboidratos refinados e opte por alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais.
  7. Consulte um dermatologista: Se você tiver acne persistente ou grave, consulte um dermatologista para obter tratamento adequado. Eles podem prescrever medicamentos tópicos ou orais para ajudar a controlar a acne.

 

 

Consultar um dermatologista é fundamental para quem sofre de acne persistente ou grave, ou para quem busca a prevenção da acne. Isso porque um dermatologista é um especialista em cuidados com a pele e pode avaliar a sua condição específica e prescrever o tratamento mais adequado.

Tipos de tratamento:

O tratamento da acne pode variar amplamente, desde produtos tópicos, como cremes e loções, até medicamentos orais, como antibióticos ou isotretinoína. Um dermatologista pode determinar qual é o melhor tratamento para o seu tipo de acne, levando em consideração o grau de acne, a sensibilidade da pele e outros fatores importantes.

Não hesite em marcar uma consulta se estiver enfrentando problemas de acne persistentes ou graves!