Condromalácia e condropatia patelar: Prevenção e Tratamento

Quando ocorre um desgaste da articulação do joelho, chamada condilo femoral, diz-se que o paciente possa ter condromalácia ou condropatia patelar. Quem sofre desse mal sente uma dor frequente na parte da frente do joelho que pode ser agravada por alguns movimentos muito repetitivos.

Há quatro níveis da doença: 1, um (Algumas fissuras atingem apenas a camada superficial); 2, dois (atinge a camada de transição logo abaixo da superficial), 3, três (chega a atingir mais de 50% da espessura da cartilagem; 4, quatro (pega todas as camadas e acaba expondo o osso subcondral – abaixo da cartilagem).

Não há exatamente uma causa sobre como ocorre a condromalácia e condropatia, mas há alguns indicativos como situações de estresse repetitivo (fazer muito uso de salto alto, esportes que tenham muito desgaste da região, enfraquecimento da musculatura), além de outros traumas e doenças: obesidade, hiperpressão patelar, artrose.

A condromalácia é mais comum no sexo feminino por conta de fatores fisiológicos e culturais, em razão do formato do quadril, ainda mais especialmente na adolescência, um  período em que essa região começa a se desenvolver mais rapidamente.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo médico ortopedista, após examinar o paciente e estudar o nível da dor, fazer algumas perguntas ao paciente, identificar os sintomas, pedir exames (caso necessário) e também saber o histórico familiar e os hábitos comportamentais para se chegar a um melhor diagnóstico.

Prevenção e Tratamento

Não há cura pra a enfermidade, no entanto, algumas atitudes podem reduzir as dores que tanto incomodam quem passa por esse tipo de problema. Afinal, é fundamental aprender a lidar com dor e também evitar que ela ocorra em um grau muito alto pra que o paciente tenha mais qualidade de vida e consiga manter sua rotina normalmente, sem grandes interferências.

É preciso fazer bastante alongamento muscular para o equilibro da região, bem como fazer exercícios para fortalecimento, além de atividades funcionais, ideais para auxiliar na movimentação e também das articulações. Mas, atenção, tudo sob a supervisão de um profissional da área.

Outras coisas mais simples como descansar o joelho ao sentir dor e evitar posições que aumentem a intensidade da dor também são aconselháveis.

O médico pode indicar uso de analgésicos, anti-inflamatórios, além de outros medicamentos para reposição articular durante o tratamento.

A fisioterapia é uma forte aliada para auxiliar no alinhamento do corpo. Suportes Ortopédicos podem também serem utilizados.

Quem pode auxiliar bastante no tratamento é a fisioterapia, ela, alinhada aos demais cuidados pode ser essencial.

Alguns médicos até podem indicar intervenção cirúrgica (astroscopia), mas não há exatamente um consenso na área médica sobre o assunto, eles se dividem entre a relevância e os resultados

Tenha atenção também a outros aspectos que podem complementar o tratamento: evitar movimentos de impacto, trabalhar força e hipertrofia, fazer agachamentos e pilates, por exemplo.

O que mais pode ajudar na prevenção?

Outras ações que podem para ajudar na prevenção: como fortalecer a musculatura da região; fazer aquecimento antes dos exercícios; alongar bem a região; aumentar a intensidade dos exercícios de maneira gradual e nunca repentina; usar calçados adequados para atividades esportivas; mantenha o peso adequado para sua altura; não fique por muito tempo sentado sobre as pernas.

Caso sinta algum dos sintomas ou apenas dor no joelho, não hesite, procure o ortopedista, médico com know-how nesse assunto e que pode te ajudar a identificar, tratar e prevenir doenças como a condromalácia e condropatia patelar.