Artrose no Ombro: como tratar?

A artrose no ombro, também conhecida como omartrose e osteoartrose, ocorre quando há um desgaste da cartilagem na articulação do ombro, que recobre os ossos da cabeça do úmero e da glenoide, podendo afetar um ou os dois ombros (lado direito e esquerdo). Leia também nosso post sobre dor no ombro.

No caso da Artrose no Ombro, a dor ocorre principalmente ao fazer determinados momentos e evolui para uma intensidade maior com o passar do tempo e a movimentação dos braços.

Há dois tipos de classificação: a primária que ocorre em função de processos degenerativos associados à idade. Já a secundária está associada a outros problemas: fraturas, luxação, patologia reumatismal, necroses da cabeça do úmero, entre outras.

Principais sintomas têm origem mecânica

O principal sintoma de artrose no ombro está relacionado ao caráter mecânico: aumenta com a movimentação e diminuiu quando há repouso, causa rigidez articular e redução na amplitude dos movimentos, diminuição na força muscular e atrofia muscular.

Causas tem origem em fatores genéticos

Não há uma causa conhecida para a maioria dos casos de artrose, mas é provável que fatores genéticos ocasionem o desgaste da articulação. Quando as causas são conhecidas, estão relacionadas às fraturas prévias, doenças reumatológicas e osteonecrose.

Diagnóstico

O médico deve confirmar o diagnóstico feito com base nas queixas do doente e com a realização de exames auxiliares como raio-x, tomografia e ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento conservador é por meio de medicações analgésicas e anti-inflamatórias e também com sessões de fisioterapia. Caso o tratamento não seja o suficiente, pode ser feita intervenção cirúrgica (artroscopia)

Alguns exercícios também são indicados, principalmente para alongamento e reforço na musculatura. Assim, a função articular será mantida por mais tempo e a qualidade de vida do paciente será preservada.

Pode ocorrer também infiltrações de corticoesteróide ou viscosuplementacao com ácido hialurônico.

Infelizmente não há como impedir que a doença evolua, mas algumas medidas simples podem auxiliar no fortalecimento e no alongamento dos músculos do ombro, bem como a restrição de atividades repetitivas podem ajudar a diminuir os efeitos e retardar a evolução da artrose no ombro.