Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Artrose acromioclavicular: saiba o que é e como tratar

A artrose acrômio-clavicular é quando ocorre um desgaste na articulação que está entre a clavícula e o osso chamado de acrômio, na parte superior no ombro. O processo inflamatório pode ocorrer devido à sobrecarga e desgaste.

Essa ligação do acrômio já é instável naturalmente porque as superfícies desta articulação não contam com um encaixe totalmente perfeito. A estabilização se dá justamente por conta dos ligamentos entre a clavícula e o acrômio, e os ligamentos trapezoide e conóide, que ficam entre a clavícula e o coracóide da escápula.

 

Principal sintoma é a dor

O principal sintoma é a dor, seja ela na palpação da articulação, na parte superior do ombro ou ao movimentar o braço nas atividades cotidianas. Mas, atenção, nem toda artrose acromioclavicular causa dor e é por isso que o tratamento só ocorre nos casos em que se apresenta a dor. 

Além da dor, inchaço e rigidez, há também dificuldade em realizar movimentos rotacionais do ombro, ao tentar alcançar o outro ombro com a mão ou ao deitar-se sobre o ombro lesionado.

Esse problema tem mais incidência entre atletas, pessoas que fazem musculação ou que trabalham em movimentos muito repetitivos com os braços.

 

Causas

 

Dentre as principais causas da dor acromioclavicular estão: levantamento de peso, prática repetitiva de esportes como natação, vôlei e tênis (principalmente as modalidades que executam muita movimentação com os braços); trabalhos braçais (professor que dá aula e escreve por muito tempo na lousa, por exemplo); esforços repetitivos; atividades em que o braço fique elevado por muito tempo acima do ombro; fratura da articulação; processo inflamatório e desgaste.

 

Diagnóstico

 

Para detectar o processo inflamatório, o médico costuma avaliar o histórico clínico e os sintomas apresentados pelos pacientes. Exames como o raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser solicitados para complementar o diagnóstico.

 

Tratamento

 

Depende do grau do problema, indica-se o tratamento com fisioterapia, uso de medicamentos para controlar a dor e a inflamação (analgésicos e anti-inflamatórios), repouso, compressas de gelo, tratamento fisioterápico e acupuntura.

Em casos mais extremos, a cirurgia pode ser indicada (artroscopia). Infiltrações também podem ser recomendadas para ajudar no alívio da dor.

Se você tem sentido dores na região do ombro conte com os especialistas da Ceoot para tratamento e acompanhamento.