Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Artroplastia total de quadril: cirurgia, recuperação e fisioterapia

A artroplastia é uma cirurgia indicada para a colocação de uma prótese (metal, polietileno ou cerâmica – modelo mecânico) para substituir uma articulação do quadril e reproduzir a função articular.

O procedimento é mais comum entre os idosos que sofreram um desgaste da região decorrente de artrose, artrite ou espondilite anquilosante. Mas o problema também pode atingir jovens em razão de fraturas.

 

Como é feita?

A cirurgia é realizada com anestesia em centro cirúrgico. O especialista faz uma incisão na parte da frente da coxa, no lado posterior ou na lateral e faz a retirada das partes desgastadas para a substituição e colocação da prótese.

No geral, o procedimento costuma levar cerca de duas horas e meia, mas dependendo das condições pode demorar mais ou menos.

Analgésicos e anti-inflamatórios são recomendados na fase do pós-cirúrgico e enquanto houver dor, assim como a fisioterapia.

 

Recuperação pós cirúrgica

A reabilitação dura cerca de seis meses e requer alguns cuidados como: repousar de barriga para cima com um travesseiro entre as pernas; evitar cruzar as pernas ou girar a que teve a prótese implantada; não sentar em locais muito baixos; subir degraus com mais cautela e praticar atividades leves.

 

Fisioterapia é essencial

Logo após o procedimento, a fisioterapia já é recomendada sendo extremamente importante para reabilitação, no alívio das dores, na diminuição do inchaço, na melhora da movimentação do quadril e fortalecimento dos músculos.

 

Complicações

Embora as complicações sejam raras, mas podem ocorrer e são graves, como trombose venosa, embolia pulmonar, luxação de prótese e fratura óssea.