Este site usa cookies

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível.

Bursite e tendinite no quadril: processos inflamatórios dolorosos

A região do quadril contém algumas bursas (pequenas bolsas cheias de líquido) e tendões (estruturas fibrosas que ligam aos músculos aos ossos) que podem sofrer processos inflamatórios e quando isso ocorre diz-se que você está com bursite ou tendinite.

 

Causas mais frequentes

Fraquezas ou desequilíbrios musculares que sobrecarregam o quadril ou alterações biomecânicas estão entre as causas mais frequentes, bem como atividades muito repetitivas seja no trabalho ou com atividades físicas. Em algumas situações pode até ocorrer casos extremos de rompimentos parciais ou totais.

 

Sintomas

Dor, cãibras, sensação de queimação, desconforto ao se movimentar, apalpar a região e dificuldade de permanecer na mesma posição por um longo período estão entre os principais indicadores de algo está errado.

Alguns fatores de risco contribuem para o quadro, são eles: sobrepeso, sexo feminino, menopausa, excesso de atividade física e desgaste da articulação do quadril.

 

Como é feito o diagnóstico?

Para chegar ao diagnóstico, o médico especialista realiza um exame clínico e também pode solicitar exames de imagem (radiografias, ultrassom e ressonância magnética).

 

Tratamento 

O tratamento convencional costuma surtir bom efeito e inclui repouso, compressa de gelo, indicação de analgésicos e anti-inflamatórios, bem como fisioterapia e exercícios de fortalecimento e reequilíbrio muscular. Caso não haja melhora, pode-se recomendar cirurgia específica.

Quando o tratamento não é feito, podem surgir algumas complicações como dor limitante, mobilidade reduzida e até mesmo distúrbios do sono.

 

Bursite no Quadril

As bursas são bolsas de tecido conjuntivo cheios de líquido que reduzem o atrito entre o osso e os tendões e músculos. Algumas doenças, fraqueza muscular e exercícios físicos intensos podem provocar sobrecarga e ocasionar o problema.

Algumas doenças que são fatores de risco são: doenças lombares, artrite reumatoide, artrose de joelho, gota, diabetes e infecção por bactéria.

O problema causa principalmente dor no quadril, dor ao toque, inchaço e irradiação para a coxa.

 

Exercícios recomendados

Alguns exercícios podem auxiliar no fortalecimento da musculatura e também no alongamento, como fazer a ponte com o quadril; exercícios com elevação da perna lateral (deitado de lado); movimentos circulares com a perna (deitado de barriga para cima); elevação das pernas (em pé).

 

Tendinite no Quadril

O problema é muito comum em atletas que utilizam muito os tendões que ficam na região dos quadris com o uso excessivo das pernas, como corrida, ciclismo e até mesmo futebol.

 

Exercícios recomendados

Alguns exercícios auxiliam no aquecimento da região e por isso diminuem as dores, são eles, exercício de balançar as pernas (de pé); alongamento lateral do quadril (deitado).